Conforme mencionado neste post, a primeira versão da skill IPScan foi lançada para verificar seu comportamento e possíveis bugs em sua utilização. Há aproximadamente 1 mês após ser disponibilizada no aplicativo da Alexa, foi possível identificar um problema de otimização que ocasionou um aumento de sessões expiradas.

Esse problema estava associado ao tempo de resposta da Alexa, quando a skill é invocada pelo usuário, a Alexa estipula um tempo de resposta de 8 segundos. Muitas vezes devido a performance do código ou da latência do endpoint utilizado, esse tempo era ultrapassado e a sessão expirava sem resultados.

No código, a causa raiz foi identificada em conexões onde as portas de destino estavam fechadas, fazendo com que o servidor esperasse por uma resposta, o que ocasionava em uma demora no retorno dos resultados. Para resolver essa questão foi configurado um tempo limite de socket, o que tornou as análises mais rápidas. Além disso, eliminei a dependência de um endpoint externo que poderia influenciar no tempo de resposta da análise.

Atualização:

Esta atualização inclui a otimização das varreduras e a inclusão de mais portas que serão analisadas. De acordo com a imagem a seguir, o problema foi resolvido, o que reduziu significativamente a ocorrência de sessões expiradas.